segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Construcionismo

Construcionismo





Teoria que tem como base o construtivismo e, portanto vê o aluno como construtores de suas estruturas intelectuais. No entanto, o construcionismo inclue a necessidade de construção de um artefato externo.
A seguir, algumas relações que podem ser estabelecidas a partir das bases construcionistas:

Conceito de aprender – construir relações.
Como se aprende – levantamento de hipóteses, teste, re-elaboração das hipóteses, novo teste... processo recursivo.
Papel do aluno – agente, construtor, aquele que levanta hipóteses, testa e cria.
Ensinar – facilitar, através da criação de um ambiente cuja tônica seja a proposição de desafios, desequilíbrios e questionamentos que ponham em cheque as hipóteses do aluno, ajudando-o na sistematização dos resultados.
Papel do professor – provocar o aluno a pensar sobre o objeto de estudo, indagar o aluno sobre o que está ocorrendo e o que ele pensa que vai ocorrer; propor diante de situações novas comparações com situações conhecidas; estabelecer com o aluno, uma relação de companheirismo e cordialidade.
Conceito de erro – resultado inesperado. Algo para ser estudado e para se refletir sobre.
Avaliação – acompanhamento das hipóteses do aprendiz, do seu raciocínio cognitivo, estratégias que utiliza para que seja encaminhado ao próximo passo.


Referência:

disponivel em:http://www2.dc.ufscar.br/~junia/Construcionismo.htm

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