domingo, 20 de novembro de 2016

Educação a Distância

Modalidade  de ensino (EAD)


A educação a distância é definida, principalmente, pela característica da nãopresencialidade, ou seja, da distância física entre professores e alunos que participam da oferta deensino. Conforme Moran (2011, s/p.)
É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos,fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias,principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem serutilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
Essa modalidade, reconhecida oficialmente em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional, apresenta-se como possibilidade de democratização do processo educacional a todos, principalmente à população que não teria acesso facilitado a espaços presenciais deescolarização formal. No sentido de aprofundar conhecimentos sobre essa modalidade, o presente
apresentar a modalidade contextualizando seu histórico e indicando a legislaçãoque apóia sua oferta;definir suas principais características enfatizando o papel do planejamentoconsciente dos cursos; discutir as principais políticas públicas para essa área, assim como analisar aspráticas atuais que direcionam sua oferta.
Todas as formas de educação se fazem a partir da disseminação de informações e decultura por meio de algum suporte da linguagem. Convencionalmente, na maior parte das vezes,essa transmissão acontece em ambientes presenciais em que existe a possibilidade de discussão ereorganização das informações de forma síncrona e imediata. Entretanto, sempre se utilizou daspossibilidades remotas de transmissão, dadas estas, principalmente pela tradição escrita e, nodecorrer da história pela utilização de recursos mais modernos que possibilitam a convergência demídias.
No que se refere a práticas formais de educação, observa-se que as primeiras formasde educação a distância surgem no Brasil a partir da radiodifusão; em 1923 a Fundação da Rádio
Sociedade do Rio de Janeiro, com Roquete Pinto, já veiculavam em sua programação conteúdoseducacionais. Em 1939 o Instituto Rádio Monitor e em 1941 o Instituto Universal Brasileiro iniciam experiências relacionadas à expansão da educação por meio da oferta de cursos commaterial impresso encaminhado via correio. Entre as décadas de 1960 e 1970 foram instaladas oitos emissoras de televisão educativas no país e criada a Fundação Padre Anchieta com intuito depromover veiculação de educação e cultura por meio das emissoras de rádio e televisão.
Não obstante todos os empreendimentos de educação a distância por meio do rádio edo ensino por correspondência, a educação a distância é regulamentada na organização da educaçãoincentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos ossistemas de ensino disponibilizar ações para ampliação da educação presencial a partir da oferta decursos nos diversos níveis de ensino com a finalidade de complementação de estudos,profissionalização, formação inicial e continuada.

Referência:
http://moodle.unicentro.br/moodle/pluginfile.php/108228/mod_resource/content/1/livro_base_NTAE.pdf

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